O SOL EXISTE!...

O sol nem sempre brilha mas ... EXISTE!!!... =)

segunda-feira, outubro 29, 2007

Cultura portuguesa...

Apenas metade dos portugueses leu um livro no último ano!!!

Os portugueses são dos europeus que menos participam em actividades culturais, tendo apenas metade lido um livro no último ano e um quarto visitado um museu ou galeria, segundo um estudo divulgado hoje em Bruxelas pelo Eurostat!!

De acordo com os resultados do inquérito, já deste ano, apenas 50 por cento dos portugueses leram um livro, 24 por cento visitaram um museu ou galeria, 23 por cento assistiram a um concerto, 19 por cento foram ao teatro e somente 9 por cento assistiram a ballet ou ópera, apresentando Portugal em todos estes casos o segundo valor mais baixo da UE...

A média de europeus que leram um livro é de 71 por cento, 41 por cento visitaram um museu, 37 por cento assistiram a um concerto, 32 por cento foram ao teatro e 18 por cento à ópera ou ballet.

E em cada um destes indicadores Portugal só fica à frente, respectivamente, de malteses (45 por cento), búlgaros (20), gregos (21), polacos (18) e romenos (8).

A única actividade cultural que contou com a «participação» de mais de metade dos portugueses inquiridos foi assistir (pela televisão) ou ouvir um programa cultural, mas mesmo neste caso o valor em Portugal (67 por cento) fica distante da média da UE (78 por cento)...

Umas curiosidades que deixam a pensar no caminho em que estamos a andar ...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É incrível ...
Infelizmente, tirando a parte dos livros e dos concertos sou um puro lusitano ...
Não venho para aqui defender me, apenas consciencializar-me que a mim especificamente me falta muito...
Mas pior que isso é a nossa realidade, realidade essa que tu aqui descreves e que nem um terço de nós sabemos porque se não é futebol ou novelas ... não entra na nossa cultura!
Mais uma vez, lá vens tu mostrar qual o caminho a seguir :P ...

um Beijinhooooooooo enorme :D
saudades!!!!!

29 outubro, 2007 17:48  
Blogger Epi said...

é triste mas é a mais pura verdade...

29 outubro, 2007 20:56  
Anonymous Anónimo said...

Desculpa o atraso. Mas voltando ao texto anterior fikei sem saber kem é k escreveu a carta.E já agora podias pô-la aí a ver se eu conhecia a letra...E já agora, se me kiseres mandar um postal tb ficarei MUITO CONTENTE!!! Keres a minha direcção??

30 outubro, 2007 21:59  
Blogger Miss* Duvalle said...

ao contrario deles...!!!
Eu comprei monte deles!!!
Mas mesmo exagero! Ainda tenho alguns em fila de espera para leitura.!!!Pior é ke nao prateleira que aguente!

30 outubro, 2007 22:09  
Blogger Sara said...

Quem me tira um monte de livros nas férias tira-me tudo... até para viagem de finalistas no brasil levei o meu livro atrás... looooooooooooooooooooool
ADORO LER.... nem me passa pela cabeça o não ler... o não ter sempre um livro como companhia antes de dormir...
Quanto a museus, não sou grande fã... gosto mais de teatro, musica, mas ainda hoje fui ver Dali ao palácio do feirox... valeu pelo palácio.... lindo...

30 outubro, 2007 22:41  

Enviar um comentário

<< Home