O SOL EXISTE!...

O sol nem sempre brilha mas ... EXISTE!!!... =)

quinta-feira, novembro 08, 2007

Um problema de "línguas" ...


Digamos que estou indignada ...


Pois bem, comecei finalmente o meu curso de espanhol :) ja nao era sem tempo e digamos que bem que preciso!! As linguas nunca foram de todo o meu forte lol


Ontem tive um exame para ver em que nível começaria o curso ... eis que hoje sairam os resultados e me deparo que estou colacado no curso superior (que é o mais avançado de todos!) .. fiquei surpresa ...


E hoje com a minha primeira aula do curso ... verifico que havia pessoas de inglaterra, frança, italiana, alemanha, etc ... e eis que plos vistos todas essas pessoas já possuem um curso de espanhol! Provavelmente, tiraram no seu país ... mas (in)felizmente eu nao tenho curso nenhum e mesmo assim tive a capacidade de estar naquela turma ... :) Contudo, como é obvio nao possuo as "bases" ... sei as coisas plo meu dia-a-dia ... no convivio, nas aulas, nas leituras, etc... e digamos que sou inferior por causa disso?! ... nao! no meu ponto de vista nao ... de todo, mesmo...


Aqui, alguns (nao todos!) espanhois (nao falo de jovens! mas sim de pessoas que ja têm idade para ter "juizo" como, professores,etc...) têm a mania de considerar que os portugueses têm pura e simplesmente a "obrigaçao" de saber espanhol ... têm de saber falar, escrever, ler ... tudo!! como fossemos pura e simplesmente mais um deles ... chegando mesmo ao cúmulo de alguns terem a triste ideia de afirmar que um brasileiro tem "desculpa" por nao saber espanhol!!!!!! como é que é possivel?!?!? no brasil fala-se o quê?!?! Japonês?! Chinês!?!? Fala-se PORTUGUÊS!!!!


Isto só demonstra que muitos acham que Portugal é uma provincia espanhola!! ... uma terrinha aqui ao lado! ... Um apêndice de Espanha!!!


De quem será o problema?! Nosso?!? Deles?!?! ... uma falta de afirmaçao nossa?! Um sonho deles?!?! ... mas a verdade, é a seguinte ... o que falam os espanhois quando vao a Portugal?!?! ... espanhol!!!! O que falam os portugueses quando vao a espanha!?!? espanhol!!!!!


Provavelmente nunca conseguimos afirmar o nosso país ... como um país que tem uma cultura, uma língua, um cheiro, uma luz, um brilho próprio ... e mais que próprio!!!! ...


Enfim ... assim vai a Peninsula Ibérica! ... Desculpem, mas isto foi um "desabafo" ... lutar para que nao sejamos apenas mais uns é muito gratificante mas por vezes cansativo ...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sendo tu uma guerreira nata acredito que conseguirás elevar aí o nome de Portugal!

08 novembro, 2007 15:19  
Blogger Miss* Duvalle said...

ir para os copos foi o teu maior curso!!
Falar com as pessoas...conversas! E a queda natural para o tuga se safar bem nas linguas!!!

08 novembro, 2007 17:59  
Anonymous Anónimo said...

és um craque até na lingua espanhola...lol

gmmt

08 novembro, 2007 18:00  
Blogger Epi said...

essa cena k contas de os brasileiros terem desculpa tb ja me aconteceu numa aula... e bue vezes acontece eles terem akela atitude do tipo "ah vcs sao portugueses, percebem-nos!"... no entanto eles n percebem um cu de portugues! e nos temos k perceber espanhol! enfim...

besos guapaaaa ;p
(tamos na mma cidade e n te vejo ha mais de uma semana...lol)

08 novembro, 2007 18:27  
Anonymous Anónimo said...

Isto passou-se no país das "Piedras Rolantes" certo?

looooool

ok

no comments

02 dezembro, 2007 12:13  
Anonymous Anónimo said...

ah, é verdade,

sou eu, a tua prof favorita!!!

perdão...

a tua prof favorita do 7º e 8º de CN!!!


hihihihiihi


beijocas portuenses*

note-se que, estou a dizer portuenses e não portistas... não vás pensar que é alguma piada em relação ao jogo de ontem!!! lol

Maria João D.

02 dezembro, 2007 12:15  

Enviar um comentário

<< Home