O SOL EXISTE!...

O sol nem sempre brilha mas ... EXISTE!!!... =)

domingo, março 16, 2008

Lares negam entrada de idosos por estarem infectados com a SIDA

Há lares apoiados pelo Estado que se recusam a aceitar idosos seropositivos!!



«Estamos perante uma nova realidade, que trouxe novas problemáticas. Existem mais pessoas com alguma idade que são seropositivas»



De acordo com o Instituto Ricardo Jorge, estão notificadas no país 2.411 pessoas seropositivas com mais de 55 anos. Nos últimos tempos, tem aumentado exponencialmente o número de novos casos de infecção na população mais velha. Se nos anos 80 raramente surgiam mais de dez novos casos de seropositivos por ano, na década de 90 já rondavam os cem e actualmente chegam a ultrapassar os 200.


A evolução das terapêuticas trouxe um aumento da esperança de vida dos seropositivos mas trouxe também um problema: hoje existe uma camada da população envelhecida que está infectada e pessoas que não sabem como lidar com estes doentes!!



E por isso, muitas vezes os problemas não desaparecem nem no momento de entrar para um lar. Dizer que não há vaga ou pedir mais dinheiro são algumas das formas usadas para barrar a entrada a quem está infectado. Os truques são conhecidos por quem lida diariamente com o problema. As associações falam em discriminação «camuflada» para contornar a lei e dificultar a actuação das autoridades.


«Todos os dias recebemos queixas de pessoas que dizem que os serviços não os aceitam», disse Margarida Martins, presidente da Associação Abraço.


Também na Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) são constantes os relatos de doentes que não conseguem entrar num centro de acolhimento, alegando «estarem cheios ou não terem capacidade para dar resposta».


«Já não se ouvem justificações com base na infecção, porque sabem que incorrem numa pena. Agora, as respostas são camufladas»