O SOL EXISTE!...

O sol nem sempre brilha mas ... EXISTE!!!... =)

sexta-feira, julho 25, 2008

Truques e dicas


Andamos em tempos de crise, certo?! Certo!!

Andamos de carro, certo?! Certo!!

Os preços dos combustiveis estão exageradamente elevados, certo?! Certo!!


Por isso, quem é capaz de dar "truques e dicas" para poupar!? Eu!!! :) lol


Cá vão alguns truques interessantos para poupar uns trocos :)


"- 1º Truque: Encher o tanque pela manhã cedo!!

A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seusdepósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, em que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se você encher o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente.


- 2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.

Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao sorver mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num encher eficaz. Todas as mangueiras sorvedoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito transforma-se em vapor e volta pela mangueira do sorvedor ao depósito da estação. Com este procedimento, entra menos combustível pelo mesmo dinheiro.


- 3º Truque: Encher o tanque antes que este baixe da metade.

Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.


- 4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver a ser reabastecido nem imediatamente depois.

Se chegar ao posto de serviço e vir um camião cisterna a repor os tanques subterrâneos da mesma, ou que acaba de os reabastecer, evite, se puder, abastecer na dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo."


E pronto, finalizada a "aula" temos que agrqadecer estas dicas à pessoa que as forneceu ...

Agora a ver vamos se dá ou não algum resultado ... :)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá
Já ouvi essas dicas e numa reportagem do telejornal eles desmentiram essas dicas todas. Lembro-me que, em especial na quarta dica, disseram que a maior parte dos postos de combustiveis tinha filtros que colhiam esses sedimentos. Assim, não sabemos em quem acreditar. Resta-nos esperar por melhores dias nas bolsas com a cotação do petroleo ou entao andar a pé...

25 julho, 2008 10:21  
Anonymous Anónimo said...

mas as 3 1ªs são muito verdade; a temperatura influi nos volumes; vejam os factores de conversão das facturas de gás nomeadamente as de gás natural que a partir de 1/7 passam a converter os m3 para kWh; vejam uma notícia no expresso, que deve ter cerca de um ano, em que o dono de uma bomba de gasolina reclama as diferenças de contagem entre os litros vendidos e os litros fornecidos; qdo se compra uma botija de gás, compram-se m3 ou Kg (a menina do gás certamente responderá que são Kg muito leves)? etc etc ... outro conselho,dentro desta linha, é que a regulação da pressão dos pneus deve ser a frio e não depois de "montes" de kms pecrridos (a quente) ... etc etc.
Quem pretender perceber esta problemática ... terá de analisar a cadeia de medição e de facturação de cada produto ... (nota: o kWh de electricidade é independente da temperatura e a electricidade não entra em estado gasoso ...; por falar em gasoso, quem quer investigar quanta quantidade de água se perde, por dia, numa barragem por incidencia do sol e do vento?; etc etc...)

25 julho, 2008 10:49  
Blogger Gisa said...

E q tal andar a pé, de autocarro, comboio, metro? as mhs dicas..looool =)

05 setembro, 2008 15:06  

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