O SOL EXISTE!...

O sol nem sempre brilha mas ... EXISTE!!!... =)

sexta-feira, agosto 03, 2007

Para que saibam ....

Quase quatro em cada dez idosos em Portugal já perderam todos os seus dentes!!!!


"Temos uma taxa de desdentados na faixa etária acima dos 65 anos na ordem dos 40 por cento. E penso que a realidade é ainda pior do que os dados do Observatório", declarou hoje à agência Lusa o bastonário dos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva.


A perda dos dentes ... "É dramático em termos de fala, de mastigação e de contacto social, no fundo, em termos de qualidade de vida"


Sabiam que para uma função mastigadora razoável são necessários no mínimo 20 dentes na idade adulta?!?! pois é!!!


De todos os idosos inquiridos no estudo do Observatório, 97,8 por cento afirmou usar uma prótese removível, dispositivo que a partir de sábado terá um apoio financeiro de 250 euros a cada três anos para os idosos beneficiários do complemento solidário.


Segundo estimativas da Ordem, em 2010 haverá um dentista para cada 1.180 habitantes, o que é considerado um excesso de profissionais, nomeadamente tendo em conta que 40 por cento da população não tem capacidade económica para aceder ao dentista no sector privado...



Ou seja ... assustador mesmo!!! ... uma das coisas que temo que um dia (se chegar lá) me aconteça ... adoro os meus dentes :P

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Uma coisa é certa.. chegando a essa dade, deixam de mentir.. mesmo que mintam com quantos dentes tenham...

14 agosto, 2007 11:57  

Enviar um comentário

<< Home