O SOL EXISTE!...

O sol nem sempre brilha mas ... EXISTE!!!... =)

quarta-feira, abril 04, 2007

Sem abrigo...



Olhamos para eles e sentimo-nos incomodados...
Incomodados e impotentes...
Podemos aliviar a consciência com uma moeda...
Ou com comida...
Ficamos aliviados mas não curados...
Há qualquer coisa que continua a roer por dentro...

A culpa não é nossa...
Individualmente...
Se calhar nem deles...
Individualmente...


É bom que nos sintamos incomodados...
Será ainda melhor que façamos alguma coisa...
Alguma coisa significativa...
Alguma coisa que os alivie...
E tambem alguma coisa que evite o aparecimento de outros como eles
(eventualmente nós próprios)...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Talvéz esta seja de todas as tuas temáticas aki abordadas,akela que mais me sensibilizou...Concordo quando dizes que todos nós nos sentimos mais ou menos incomodados,mas convenhamos que existe distinção!!! Eu (e tu)pertencemos ao grupo dos incomodados que não baixam os olhos à realidade...Infelizmente cada vez são mais ao cruzar uma esquina,a dormir nos bancos das ruas numa noite fria e a vasculhar o lixo que NÓS fazemos... Certamente alguns pessoas se questinonam tal como eu,sobre aquilo que poderemos fazer mais?!Uma moeda parece ser smpr a solução mais rápida,mas que apenas mata a fome durante uma hora... Nem é revelante o seu passado, por certo não sonhou nem fez projectos de vida tão sedentária!!! Um dia encontrei "um" que dormia debaixo dos prédios.Pediu-me um pão.Nakele momento não tinha,mas tratei de comprar e ainda meter queijo. Voltei pra lho dar,mas este recusou.Kem sabe com esta história mts percam o medo de ajudar,pois não kerem roubar ou se aproveitar. Acho irónico e riduculo a "quantidade" de campanhas que se fazem no ano.Os homens da politica esses gostam de ver na tv o seu nome espalhado enquanto comem numa mesa farta.Devem axar que fizeram a boa acção das suas vidas.Eskecem é k um prato de comida não mata a fome eternamente.Se tiverem dúvidas,que experimentei!!!
Claro k tb depende de nós,e como se costuma dizer:"antes de começar a comer,chega para todos"... é importante pensar e começar a agir,se não podermos dar pão,ofereçamos sorrisos,pelo menos não os tratamos com indiferença....

04 abril, 2007 20:42  
Anonymous Anónimo said...

Mas por outro lado também temos akeles casos em k s julga k eles sao sem abrigo qdo a realidade e bem diferente e que mtas vezes nos revoltam e ha ainda akeles k por opçao escolhem este modo de (sobre)viver. ??? Neste momento deve ser isto k vos passa na vossa cabeça com este meu ultimo ponto, mas é verdade, ja li e sei d casos assim.
É uma realidade nua e crua...fome e sem tecto...pobreza ao seu maior nivel...
concordo com o k a patricia cunha diz sobre dar uma "esmolinha" k apaga uma hora d fome, contudo acrescento k s tdas as pessoas dessem uma moeda ou até mesmo um contributo alimentar a fome era apagada e com tanta coisa desperdiçada k mtas vezes vai pó lixo axo k faziamos o bem dar. ate pk dar n custa, um pco d altruismo e sp bem vindo.

ps: eu comento pco aki e pa tu veres o tamanho deste e pk este assunto realmente m interessou

05 abril, 2007 16:40  
Anonymous Anónimo said...

Sem querer parecer demasiado frio, eu não sinto dó. Não sou eu que quero, simplesmente não sinto. Isso faz de mim um homem mau? Torna-me pior?

Não creio. É certo que muitos deles não escolheram essa vida decadente que levam, mas também é verdade que uma parte deles está nessa situação pela prodigalidade. Há também aqueles que são vadios porque... querem ser vadios. A esses, ninguém os pode obrigar a ser outra coisa, estão no seu direito.

Naturalmente que isso não diminui a responsabilidade da sociedade em re-integrá-los, nem será correcto avaliar o todo pela parte ao incorrer em generalizações perigosas.

É por isso que acho que não é o altruísmo das pessoas que alivia a dor deles, mas sim a capacidade da sociedade em re-integrá-los. É aqui que surge a coesão social aliada à reinserção social, e é nesse sentido que as coisas devem funcionar.

Porque, sejamos honestos: ou as pessoas estão dispostas a fazer algo e a ser recompensadas por isso, ou rejeitam essa vida mas abdicam dos privilégios sociais que daí decorrem. Mas, independentemente do que escolherem, a solução não passa por lhes dar o pão, mas obrigá-los a merecê-lo. Acho que li isso aqui no blog uma altura: "não dêm o peixe, ensinem-lhes a pescar". Apliquemos isso, então, ao que pensamos, porque a frase não é só para ficar bem.

P.S.: Ah.. e os ricos nada têm a ver com isto. Quem é rico é-o porque merece, seja por hereditariedade ou por mérito. Não há nada que meter isso ao barulho na questão dos pobres.

07 abril, 2007 01:04  
Blogger Miss* Duvalle said...

ja viste o videoclip do pedro abrunhosa?


Tens ke ver....

10 abril, 2007 03:41  

Enviar um comentário

<< Home