O SOL EXISTE!...

O sol nem sempre brilha mas ... EXISTE!!!... =)

terça-feira, outubro 31, 2006


Depois de uma noitada de directa a digerir um trabalho, cujos ingredientes se baseiam em bolonha ... apenas mergulho num pensamento ....

...Infelizmente (ou felizmente!?), ninguém experimenta a profundidade de um rio com ambos os pés...

segunda-feira, outubro 30, 2006

Para as GRANDES mulheres :)!!


A Mãe e o Pai estavam a ver televisão, quando a Mãe disse:
"Estou cansada e está a fazer-se tarde. Vou deitar-me".

Foi à cozinha fazer umas sandwiches para os almoços do dia seguinte na escola, passou por água as taças das pipocas, tirou carne do congelador para o jantar do dia seguinte, confirmou se as caixas dos cereais não estavam vazias, encheu o açucareiro, pôs tigelas e talheres na mesa e preparou a cafeteira do café para estar pronta a ligar no dia seguinte.
Pôs ainda umas roupas na máquina de lavar, passou uma camisa a ferro e pregou um botão que estava a cair. Guardou umas peças do jogo que ficaram em cima da mesa, e pôs a agenda do telefone no sítio dela. Regou as plantas, despejou o lixo, e pendurou uma toalha para secar. Bocejou, espreguiçou-se, e foi para o quarto.

Parou ainda na secretária e escreveu uma nota para o professor, pôs num envelope o dinheiro para uma visita de estudo, e apanhou um caderno que estava caido debaixo da cadeira. Assinou um cartão de parabéns para uma amiga, selou o envelope, e fez uma pequena lista para a mercearia. Colocou ambos perto da carteira.
Nessa altura o Pai disse lá da sala "Pensei que tinhas ido deitar-te" "Vou a caminho" respondeu ela.

Pôs água na tigela do cão, e chamou o gato para dentro de casa. Certificou-se que as portas estavam fechadas. Espreitou para o quarto de cada um dos filhos, apagou a luz de um candeeiro, pendurou uma camisa, atirou umas meias para o cesto da roupa suja, e conversou um bocadinho com o mais velho que ainda estava a estudar. Já no quarto, acertou o despertador, preparou a roupa para o dia seguinte e arrumou os sapatos. Depois lavou a cara, pôs creme, lavou os dentes e acertou uma unha partida.

Por essa altura, o Pai apagou a televisão e disse: "Vou deitar-me" E foi... sem mais nada.



Notam aqui alguma coisa de extraordinário?...Ainda perguntam porque é que as mulheres vivem mais!?! ... Ainda duvidam do extremo valor do papel da mulher!?! Percebem as diferenças!?! ... Está nas nossas "mãos" mudar esta mentalidade ... o principio tem sempre um começo !!! e tudo se baseia no DIALOGO !!!!

SOCIALIZEM ... =)


Será que o ser humano é o único ser inteligente!?!
Mas afinal,o que entendemos por inteligência?!

Segundo o dicionário podemos definir inteligência como faculdade que tem o espírito de pensar, conceber, compreender; capacidade de resolução de novos problemas e de adaptação a novas situações; discernimento; juízo, raciocínio; talento; compreensão fácil, nítica, perfeita, profunda de qualquer coisa; apreensão; percepção; pessoa de grande capacidade intelectual.

Segundo a definição até poderemos dizer que, provavelmente seremos mesmo nós humanos os detentores da inteligência... mas será correcto ter este pensamento!? não seremos egoístas ao ponto de achar que somos simplesmente nós os felizes possuidores de tal capacidade!? não serão os animais também capazes para tal!?

Inteligência animal!?! será que existe ao ponto de ser perceptivel por nós?! Poucos (mas bons!) são os que pensam que os animais conseguem ser inteligentes visto que, ao contrário dos seres humanos que seguem uma linha ainda muito mecaniscista, baseiam-se na exploração permanente e activa dos seus sentidos ... logo, será que a dita inteligência não será confundida com intuição!?! será um inteligência limitada!? será que poderemos colocar a afirmação de outra maneira, ou seja, será que os animais também não dominam os homens!?


Se pensarmos que os animais são seres inferiores, que não progridem por vontade própria e que o homem é um ser à parte, poderíamos considerar que, o homem, mesmo no seu estado primitivo já teria sido uma criação semelhante aos animais... Vamos deixar de fazer interpretações baseadas nas crenças e nos valores desde sempre adquiridos sobre os gestos..os "sinais" que os animais exteriorizam... ou seja, vamos deixar de os rotular e perceber que se calhar, os animais não nasceram com a simples função de servir de alimento para os homens ...

estas duas simples perguntas iniciais conseguiram invadir um sentimento de curiosidade dentro do meu eu ... que se transformaram em muitas outras questões que irei certamente pesquisar ao ponto de formar uma opinião clara, pertinente e concreta... isto porque, uma questão sem solução será sempre uma questão mal colocada ... tudo tem uma explicação... basta é procurar a "luz" :)

"Será que somos realmente inteligentes?! Então, porque é que destruimos constantemente o mundo que nos rodeia?"

"Admiro as inteligências límpidas. Mas o que é o homem se lhe faltar substância?" (Saint-Exupéry)

sexta-feira, outubro 27, 2006

A felicidade de perceber como somos ...

Finalmente mais um trabalho acabado!! ... o pensamento neste momento é "menos um" :) ... a luz ao fundo do tunel ja se começa a sentir :p lol mas este trabalho deu-me um enorme gozo de fazer!! O tema era ... A VIDA INTRA-UTERINA !!! depois do meu "arduo" estudo, pesquisa bibliográfica... para a realização do trabalho, tenho a ousadia de dizer que é o "Princípio do começo" ... :) sinto cada vez mais contente por perceber, apesar de ainda existirem poucos estudos que não somos considerados uma "tábua rasa" à nascença ... a vida dentro do aconchego, da segurança das nossas mães é fundamental na explicação de muitos comportamentos, reflexos, atitudes, traços de personalidade com os que nos deparamos todos os dias ... :) Afinal, quem somos "hoje" devemos muito à maneira como a nossa mãe teve o cuidado de dar do bom e do melhor durante nove meses ... :)

Como viver a vida ...


"Posso ter defeitos ... viver ansioso e ficar irritado algumas vezes ... mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo ... e que posso evitar que ela vá a falência .... Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise .... Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se um autor da própria história ... É atravessar desertos fora de si,mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma .... Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos ... É saber falar de si mesmo ... É ter coragem para ouvir um "não".... É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta....
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Não me "atrevo" a fazer comentários a textos do grande mestre Fernando Pessoa ... só direi que serei "eterna e saudavelmente descontente" ... :)


"Pega lá mais numa nota, filho!"

"As crianças portuguesas são as que recebem maior semanada" !!! ...



Esta é a conclusão de um estudo recente que indica que apesar de receberem mais tardiamente a semanada, são as que recebem maiores quantias ...! Um promenor a acrescentar, é que pelos vistos são também as nossas crianças que vão a mais festas de anos, e que gastam mais dinheiro na compra do presente para o aniversariante ...

E ainda dizem que o nosso pais está em crise!?! ... aqui está um presságio (ou entao nao!!) da sociedade que irá ser amanhã ... consumismo!?! querem implementar tal palavra consicente ou inconscientemente desde cedo ... desde os primeiros anos de vida, que determinarão muita coisa da identidade do individuo ... !! Qualquer passo que se dá, parece que o nosso cerebro está a ser invadido por publicidade... em qualquer esquina, em qualquer lugar (LOL ja parece um anuncio :p) !!! ... será que um dia ainda conseguiremos introduzir nas crianças, a infância de "ontem" ... akela, em que se brincava na terra, com um berlinde, com uma bola ... ou seja, aquelas brincadeiras em que eram realmente felizes pela simplicidade das suas acções ... tempos, em que se dava o devido valor as coisas... a conquista era saboreada de outra maneira ... !!! Tempos, em que não era preciso ter um Playstation, um jogo, um computador... para ser "alguém" !... Posso não ter vivido a infância de "ontem" ... mas admiro imenso esses tempos ...

Mas, e eu agora pergunto ... não será que as crianças são todas vitimas desta situação, e que levam por tabela devido à falta de tempo, de paciencia e de tantas outras coisas dos pais .. e consequentemente, estes "compram" os seus filhos ... quando na realidade eles só queriam um pouco de atenção, um afecto, uma palavra, um gesto ... mas não, o k é k eles recebem!?! ...bens materiais ... objectos impessoais, que nunca conseguirão ser transformados no desejo de passar mais cinco minutos ao dia a brincar com os seus progenitores...

Mas quanto ao estudo dizer que as são as nossas crianças que vão mais as festas de aniversario, fico contente por perceber que as relações de amizade crescem desde o inicio do nosso percurso existencial ... afinal, quem somos nós sem os nossos amigos!?! ... Ja agora, um grande abraço para todos os meus amigos, mas principalmente para aquelas amizades que resistem com o tempo ... e que serão sempre recordados com um big smile por todos os momentos que passamos juntos :) .... se sou quem sou hoje .. deve-se muito a presença de verdadeiras amizades ...=)

A importancia de "estar mal" ... para dar o devido valor ao "estar bem"

"Se eu pudesse trincar a terra toda
E sentir-lhe um paladar
Seria mais feliz um momento...
Mas eu nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz
Para se poder ser natural...

Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se,
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E que haja rochedos e erva...

O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer,
lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja..."

Alberto Caeiro

Palavras para que!?! Quem se "atreve" a comentar estas magnificas palavras de um grande génio ... ?!? ... Sinto dentro de mim, que parece que ele escreve para mim ... assim como tambem acredito que sentiras que ele escreve para ti ... e isso é de louvar ... conseguir tocar no coraçao de uma pessoa é dificil... mas, de muitas é de honrar e admirar para todo o sempre ....

Para este texto... so uma terei a ousadia de dizer uma frase ...

"O SOL nem sempre brilha ... MAS ... EXISTE" ... =)

quinta-feira, outubro 26, 2006

O primeiro passo na criaçao de um blog especial... :)


Para onde vais?.... Para onde vai o sol quando a noite cai?....
Nossa estadia na terra é tão curta…
Porque gastar o nosso tempo aqui guerreando e discutindo?
Porque uma cara de tristeza é mais fácil que um sorriso?
Porque uma repreensão é mais fácil que um elogio?
Porque matar quando podemos dar a vida?
Porque nos separamos se nos podemos unir?
Porque nos odiamos quando podemos nos amar?
Porque que tememos construir um mundo melhor, se é nos menores actos que se formam as maiores acções?

Para mudar o mundo, a primeira mudança começa em TI! Como se pode confiar nos outros se não se confia em nós próprios?!? Como se pode conhecer os outros se não nos conhecemos a nós próprios?...



"O SOL BRILHA" dá-lhe as BOAS VINDAS :)