O SOL EXISTE!...

O sol nem sempre brilha mas ... EXISTE!!!... =)

segunda-feira, outubro 30, 2006


Será que o ser humano é o único ser inteligente!?!
Mas afinal,o que entendemos por inteligência?!

Segundo o dicionário podemos definir inteligência como faculdade que tem o espírito de pensar, conceber, compreender; capacidade de resolução de novos problemas e de adaptação a novas situações; discernimento; juízo, raciocínio; talento; compreensão fácil, nítica, perfeita, profunda de qualquer coisa; apreensão; percepção; pessoa de grande capacidade intelectual.

Segundo a definição até poderemos dizer que, provavelmente seremos mesmo nós humanos os detentores da inteligência... mas será correcto ter este pensamento!? não seremos egoístas ao ponto de achar que somos simplesmente nós os felizes possuidores de tal capacidade!? não serão os animais também capazes para tal!?

Inteligência animal!?! será que existe ao ponto de ser perceptivel por nós?! Poucos (mas bons!) são os que pensam que os animais conseguem ser inteligentes visto que, ao contrário dos seres humanos que seguem uma linha ainda muito mecaniscista, baseiam-se na exploração permanente e activa dos seus sentidos ... logo, será que a dita inteligência não será confundida com intuição!?! será um inteligência limitada!? será que poderemos colocar a afirmação de outra maneira, ou seja, será que os animais também não dominam os homens!?


Se pensarmos que os animais são seres inferiores, que não progridem por vontade própria e que o homem é um ser à parte, poderíamos considerar que, o homem, mesmo no seu estado primitivo já teria sido uma criação semelhante aos animais... Vamos deixar de fazer interpretações baseadas nas crenças e nos valores desde sempre adquiridos sobre os gestos..os "sinais" que os animais exteriorizam... ou seja, vamos deixar de os rotular e perceber que se calhar, os animais não nasceram com a simples função de servir de alimento para os homens ...

estas duas simples perguntas iniciais conseguiram invadir um sentimento de curiosidade dentro do meu eu ... que se transformaram em muitas outras questões que irei certamente pesquisar ao ponto de formar uma opinião clara, pertinente e concreta... isto porque, uma questão sem solução será sempre uma questão mal colocada ... tudo tem uma explicação... basta é procurar a "luz" :)

"Será que somos realmente inteligentes?! Então, porque é que destruimos constantemente o mundo que nos rodeia?"

"Admiro as inteligências límpidas. Mas o que é o homem se lhe faltar substância?" (Saint-Exupéry)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

muy guapo tu blog..jejeje

30 outubro, 2006 16:36  
Anonymous Anónimo said...

Sempre fizete um blog!^^

tou a ver q tenho q passar ca mais xs, n sabia q isto ja estava tao avançado! :)


**

30 outubro, 2006 19:45  

Enviar um comentário

<< Home