O SOL EXISTE!...

O sol nem sempre brilha mas ... EXISTE!!!... =)

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Citação supreendente...

"A Europa não precisa de mandar dinheiro para Africa! Há países ricos, o problema é que os presidentes desses países são mafiosos e roubam a riqueza dos país(...)Se não mandarem dinheiro ninguem vai roubar."
Francis Obikwelo in Unica

7 Comments:

Blogger Luis Oliveira said...

Essa é a chamada "meia-verdade", ou se preferirem, "meia-mentira".

É verdade que há muito desvio de capital em África, mas daí até tomar a atitude fundamentalista do Obikwelu ainda vai um longo caminho.

Os países africanos não são ricos, o seu estado assim o comprova. O desvio de capital não justifica o seu sub-desenvolvimento, é apenas um malefício interno tal como a corrupção desportiva o é na Europa Ocidental.

Insultos à parte, o sr. Obikwelu que se limite a correr, que é o que faz bem, e por muito ódio que tenha aos governantes africanos (e com certa razão, diga-se), esta não é a atitude correcta a tomar nem a solução para o problema.

Bjs.
:)

31 janeiro, 2007 22:22  
Blogger IsA said...

lolol fala a voz de um grande futuro economista:p

31 janeiro, 2007 22:25  
Blogger Luis Oliveira said...

lol

Quem? Quem? Eu?...

Grande, sim.
Economista, não sei. :)

Será que termino o curso? Vamos a ver. Se pudesse voltar atrás, estaria indeciso.

O tempo dirá. :D

01 fevereiro, 2007 00:35  
Blogger Miss* Duvalle said...

pah...
o problema de kem precisa muito é qdo se habitua a ter tudo sem ter q fazer nada para isso!
Pode parecer cruel. claro que tenho vontade de ajudar, mas nao sei ate ke ponto estarei a fazer bem!!
Deus ja dizia q n iria dar os peixes, preferia dar a cana...mas nós portugueses, damos o peixe que temos e q nao temos e ja grelhadinho!!

01 fevereiro, 2007 19:01  
Anonymous Anónimo said...

Ao contrario do que o sr. luis oliveira refere no seu comentario, no meu entender africa tem riqueza!

Tem riqueza material, mal aproveitada, mal gerida!
Aproveitando se estes ditos presidentes para enriquecerem mais um pouco!

Mas a culpa nao e so dos presidentes africados, para que a europa mandar dinheiro, knd e a Europa que manipula certos sectores de producao africana?!
Quando e a europa que lhes vende armas em troca de diamantes,etc (aconselho a verem o "blood diamonds" "lord of the war" sao bons filmes que retratam isto)

um aparte nao quero com o meu proximo comentario ser indicado como racista ou xenofobo, mas a realidade é que a maioria dos negros nao tem educacao escolar, e dai nao terem um nivel de intelegencia como o nosso!Mas culmatam isso com um poderio fisico impressionante, olhem para as modalidades desportivas que envolvem contacto e digam me de que cor sao os grandes atletas....

01 fevereiro, 2007 22:35  
Blogger Luis Oliveira said...

Julgo que convém fazer uma conceptualização adequada, pois parece-me não estarmos em sintonia nos mesmos conceitos.

Uma coisa é a riqueza natural, desaproveitada e potencialmente vantajosa; outra coisa, é a riqueza criada, produzida. E desta, a África pouco tem. Temos estatísticas que o comprovam.

Agora, riqueza mal gerida todos os países têm. O lado bom é que nem tudo está como em Africa. A panóplia de factores que, ao longo do tempo, ditaram e agravaram o estado de desenvolvimento africano são necessariamente múltiplos, complexos e profundos. Não é meramente conjuntural, assume um carácter estrutural. Não é coisa que se corrija com a extinção da corrupção, porque qualquer país médio/grande da Europa tem mais corrupção do que o continente africano todo junto. Só na Comissão Europeia e Instituições inerentes circula demasiado dinheiro debaixo das mesas. A diferença? Em África serve como bode expiatório; por cá, é a natureza humana.

Também não me parece questão de inteligência, visto haver vários estudos científicos que sustentam que a capacidade intelectual de um indivíduo não se mede por critérios de hereditariedade ou raça, mas pelo aproveitamento que se faz dessa mesma inteligência. E não nos enganemos, lá não se aproveita a massa cinzenta.

Mas lá está: corrupção todos nós fazemos. Só que fazemos sob uma máscara suave, um eufemismo constante. É a chamada economia paralela. Muito mais suave, não é?

Bem, e é melhor parar por aqui, senão a Isabel puxa-me as orelhas por tornar isto num fórum de debate político-económico-social. É que este tema dava pano para mangas.

Cumprimentos.

01 fevereiro, 2007 23:11  
Blogger IsA said...

lool adonnis... dize te k a mnha opiniao irias entender mais tarde ... lol mas plos vistos nao a vou precisar d dar... o luis fez como ninguem ... diss akilo k simplesmente penso...

e kto aos negros nao terem as mm capacidades intelectuais... nao sera isso uma questao de preconceito!? ...

02 fevereiro, 2007 14:24  

Enviar um comentário

<< Home